quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O DEUS DA COMPENSAÇÃO

Gênesis 29.30 – 31
Quando Deus quis mudar a historia do mundo ele escolheu uma família, por isso que ele dá tanta importância as famílias. E ele escolheu a família de Abraão.
A família de Abraão hoje é muito grande, olha para essa pessoa que está ao seu lado e diz oi...eu você somos filhos de Abraão pela fé.
Quem tem fé...nós temos que crer no impossível.
A família de Abraão, assim como todas as famílias tinha um defeito...a final de contas nenhuma família é perfeita.
 A família de Abraão tinha um problema chamado de “ AS PREFERÊNCIAS”

Abraão tinha dois filhos, Isaque e Ismael, e descaradamente Abraão tinha mais preferência por Isaque do que por Ismael.
Isaque teve dois filhos, e descaradamente ele preferia Esaú, mas a sua esposa Rebeca preferia Jacó.
Jacó então teve 12 filhos, e de seus 12 filhos ele tinha uma maior preferência por José.

E quando José sumiu, quando ele passou a achar que José havia morrido, Jacó passou a amar mais o seu filho Benjamim.
E quando Jacó foi se casar de novo, porque naquela época se permitia poligamia, Jacó preferia muito mais a Raquel do que Lia.

A historia dessa família é muito interessante, porque foi dessa família que nasceu o SALVADOR, foi dessa família que nasceu a igreja do Senhor.
E nós estamos aqui hoje por causa dessa família...mas eles tinham esse problema familiar.(preferencias)
Deixa eu resumir a historia de Jacó aqui...Jacó fugiu, porque seu irmão Esaú queria mata-lo.

E quando ele chegou num determinado lugar, ele viu Raquel, se apaixonou por Raquel, e foi perguntar ao então pai de Raquel Labão, o que ele precisava fazer para se casar com Raquel.
Labão que não era bobo nem nada, disse pra ele...há, trabalha 7 anos ai e pode se casar.

Jacó trabalhou, e quando chegou no dia do casamento, lá depois da festa, ai eles foram para o quarto nas escuras...quando amanheceu o dia, o sogro de Jacó Labão, havia lhe enganado, e entregou para Jacó Lia, irmã mais velha de Raquel...disse que era costume casar a mais velha primeiro. Ai ele disse...mas a Raquel...Labão disse...trabalha mais 7 anos. E depois de trabalhar 14 anos ao todo, Jacó pode levar as duas...Lia e Raquel.

E Jacó descaradamente preferia mais Raquel do que a Lia.
Para pra pensar...como será que estava o emocional de Lia, porque eles moravam tudo na mesma casa, mas Jacó descaradamente ficava elogiando, e presenteando Raquel e Lia ficava só no vaco.

Agora veja bem...Lia tinha culpa??? Não!!!
Ai o que aconteceu...Deus olho lá do alto e analisou...Raquel tem o amor do homem, Lia não, Raquel dorme no ar, Lia de ventilador, Raquel anda de carro, Lia de bicicleta...isso não está certo.

Ai entrou em ação...o Deus da Compensação.
Deus olhou e disse...Raquel, fique com Jacó, porque eu vou ficar com Lia, fique com Jacó Raquel, porque eu vou dar filhos para Lia.
Deus ficou indignado!!! E então Deus entrou com a compensação...porque Deus é um Deus de compensação!!!
Veja bem...pode até parecer que Deus não está vendo o seu sofrimento e não tá fazendo nada por você...mas quando ele fica em silêncio é porque está trabalhando, Deus não criou você para sofrer.

Guarde isso que eu vou te falar...existe o Deus da compensação, existe o Deus da compensação.
Pode ter certeza, que quando a sua vida parece estar desnivelada, o Deus da compensação entra em ação e age em seu favor, Deus te compensa.

Deuteronômio 21.15 “Deus está proibindo o homem de dar herança ao filho da mulher de quem ele mais gosta”
Números 18.24 “ Deus compensou os levitas com os dízimos”
Provérbios 23.10 “Deus mata quem oprime  os pobres”
Tiago 5.4 “Deus se ira quando um trabalhador é lesado em seu salário”

Existe duas regras para a compensação de Deus acontecer na sua vida.

Você tem que estar sofrendo uma verdadeira injustiça – Esse negocio de ficar se fazendo de coitadinho não cola com Deus...tá difícil essa situação, entra no quarto e vai orar, vai falar com Deus.

Tem que clamar a Deus...ai mas Deus já não está vendo essa injustiça contra a minha vida???
O cego de Jericó era injustiçado porque nunca lhe fora dada a oportunidade de enxergar, mas se ele tivesse ficado de boca fechada, Jesus certamente passaria direto.
Aprenda a abrir a boca e clamar ao Senhor, porque se não ele pode vir e ir e você deixar de ser abençoado.

Entenda...Deus usa quem ele quer e como quer para te abençoar...Características da compensação.

Quase nunca vem de quem você espera...Lia queria que Jacó a recompensasse, mas quem a compensou foi Deus através de uma criança.

Quase nunca é como você pensa que será...Lia esperava que Jacó se declarasse para ela na frente de sua irmã Raquel,  mas o que aconteceu foi uma gravidez.

Quase nunca vem quando você pensa...Do dia em que Lia sofreu a injustiça, para o dia em que Deus interveio, ela teve de esperar pelo menos 9 meses.

Eu não sei a quanto tempo você tem passado por esse sofrimento seu ai, eu não sei a quanto tempo você tem chorado diante do Senhor para ele mudar a sua historia.

Mas eu sei de uma coisa...Deus não se esqueceu de você, e hoje, assim como Lia, ele faz nascer o seu filho, ele faz nascer a sua benção.


O Deus da compensação vai te compensar hoje, porque nada que você faz para o Senhor, nada que você oferece para o Senhor é atoa...Deus vai te recompensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário