segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O QUE FAZER QUANDO NÃO VEJO UMA SAÍDA?

Êxodo 14.1-3,13

O que fazer quando não há saída??? Para onde ir quando não se tem saída???
É sobre isso que eu quero falar com você hoje. O que fazer quando não há mais saída?
Todos nós passamos momentos difíceis na vida, não passamos porque queremos, a verdade é essa, mas passamos.
Passamos momentos em que procuramos uma saída para a adversidade que vivemos, ou que estamos vivendo e não conseguimos ver, ou perceber qualquer possibilidade de vitória.

Parece que por muitas vezes nós agimos como uma pessoa que compra um produto e esse produto aparenta um defeito, ou nós não conseguimos manusear aquele determinado produto, então nós recorremos ao manual para tentarmos descobrir o que fazer.
Mas as vezes você revira o manual da vida de ponta a ponta e não consegue encontrar algo que diga, algo que fale sobre o que você está vivendo.
E é sobre isso que eu quero falar com você hoje, o que é que a gente faz quando não vê saída, o que será que podemos fazer quando tudo parece não ter uma saída.


  • Israel está vivendo esse momento, 430 anos esperando por libertação, chega a libertação do povo de Israel, algo que já parecia não ter mais saída, algo que parecia impossível, Deus torna realidade...Deus envia um homem por nome de Moises para libertar o povo da escravidão de faraó.
O povo de Israel passa por 10 milagres, 10 milagres únicos e especiais.
(Essa benção que você está precisando, ela é única e especial, toma posse da sua vitória, porque Deus vai entregar ela hoje pra você.)

O povo de Israel vive 10 milagres únicos e indescritíveis, e tão grandioso, que é impossível não ver Deus trabalhando...assim como o seu milagre será...indescritível, não terá como você não dizer para as pessoas do seu circulo de amizade, que não é Deus quem está fazendo a obra. Porque aos olhos humanos é impossível ser feito, mas para Deus nada é impossível.

Não há na historia de Israel, em toda ela, um momento em que Deus trabalhou em tão pouco tempo, tantas vezes, ou tantas vezes visivelmente. Porque há momentos em que Deus trabalha em nosso favor e nós não estamos vendo, e só conseguiremos entender lá na frente, depois de sermos abençoados.
Mas há momentos em que Deus trabalha de forma absolutamente visível.
E naquele momento Deus estava trabalhando de forma absolutamente visível.
Porque Deus trabalhou 10 vezes de forma extraordinariamente visível ao povo de Israel quando eles estavam no Egito???

Porque já eram 10 gerações de sofrimento, porque já eram 10 gerações de tristeza.
Eles já tinham muita dificuldade em acreditar que Deus ainda poderia dar o livramento que eles tanto buscavam, eles já não tinham mais a certeza de que Deus viria para salva-los.
Se Deus tivesse trabalhado uma única vez eles poderiam dizer que foi coincidência, duas vezes pode ser, 3 vezes quem sabe...mas 4, 5, 6, 7...10 vezes, Deus fez já para que não restasse dúvidas sobre o seu poder.
Quantos sinais Deus precisa mostrar para você, pra você entender que é ele quem está te dando o livramento.

Deus enviou 10 pragas, e em cada uma delas Deus deu um livramento único e especial para o seu povo.
Deus então endureceu o coração de faraó, Deus endureceu o coração de faraó,  Deus fez com que ele começasse a ficar incomodado, com aquela situação, Deus endureceu o coração dele para que ele não aceitasse aquela situação...Deus fez isso propositalmente, porque quanto mais faraó endurecia o seu coração, ai Deus entrava com mais uma vitória.
Então, depois na última praga, que é a morte dos primogênitos, faraó chama Moisés e diz...eu não aguento mais, vocês se tornaram uma desgraça para o Egito, vocês podem ir embora.

Moisés então pega, contados...1 milhão e 800 homens, leva aqueles homens para a saída do Egito. Então o povo começa a marchar, o povo começa a caminhar para fora do Egito, e todo mundo sabia que o caminho escolhido por Moisés, era um caminho difícil, porque era o caminho onde estava o mar vermelho.
Eles então estão indo, eles estão saindo do Egito, daquela grande região onde estava o império. Quando eles saem dali, quando eles estão indo, alguém chega até faraó e diz...

Faraó, nós erramos em uma coisa, nós erramos porque Israel é a mão de obra escrava e sem custo algum para nós, portanto Faraó, se nós permitirmos que eles saiam, a nossa economia vai falir, a nossa economia vai para o lixo.
Faraó, nós não temos preparação para assumir o lugar deles, afinal de contas já se fazem 430 anos que eles realizam os serviços aqui. Faraó parou pensou e disse...é, isso é verdade, preparem os cavalos as carruagens, os soldados, nós vamos atrás deles.

E faraó mandou que fossem atrás do povo de Israel, porque ele achava que seria moleza, Israel não tinha armas, não sabia lutar, a única coisa que Israel  sabia fazer era cantar...
Então eles saem em disparada atrás do povo de Israel, e faraó entra no deserto com o pensamento...eles vão ter que parar no mar vermelho, eles não tem como passar, eles vão ter que parar.
Então o povo de Israel avista bem de longe o Egito, vindo levantando poeira em direção a eles.
E alguém, algum covarde, começa a espalhar o medo no meio do povo...faraó vai pegar a gente, faraó está vindo nos buscar...e o medo e o desespero começam a tomar conta daquele povo...o povo se esquece... “Aquele que prometeu é fiel para cumprir as suas promessas”.

Mas quando o desespero toma conta do povo, o povo vai até Moisés, Moisés, o que é que nós vamos fazer, faraó está vindo nos pegar.
Moisés então, manteve a calma e foi orar ao Senhor....ele foi perguntar a Deus o que ele tinha que fazer.
O Senhor então responde a Moisés...mande que o povo acampe no vale em frente do mar, mande que o povo se acalme e se acampe no vale em frente ao mar.
Deus disse para Moisés...mande que o povo acampe em frente ao mar porque faraó vai achar que vocês não tem saída.
Deus está controlando o cenário da situação, Deus está controlando a sua situação, fica tranquilo porque Deus está no controle.

Quando Israel para na frente do vale, a multidão questiona Moisés...
Moisés, a esquerda tem montanha, a direita tem montanha, na frente tem o mar, e atrás vem o faraó...desse jeito nós vamos perder.
Olhe para a pessoa que está ao seu lado e pergunta a ela...O que fazer quando não tem saída??
  • Primeira coisa que eu quero te dizer é o que Deus disse a Moisés...e Moisés disse ao povo... “Não temais” Êxodo 14.13
A primeira resposta de Deus ao povo foi...Moisés manda o povo ficar sem medo, porque sou eu quem estou no controle.
Manda o povo se acalma, porque quando as pessoas estão com medo, elas não tem forças pra fazer nada, elas não conseguem raciocinar direito. Tem pessoas que quando estão com medo não conseguem reagir a nada.
Diga para essa pessoa que está ao seu lado...medo não!!!

A muitas vitorias que nós deixamos de conquistar por medo...medo de encarar a situação, medo de assumir o nosso papel de cristão, medo de achar que não vai dar conta lá na frente...ei... “Não temais...acalma o seu coração!!!”
Deixa eu te falar uma coisa...para de ter medo, é só você olhar para trás e ver tudo o que Deus já fez por você...ele já te deu emprego, ele já deu casa, ele já te deu saúde, ele já te deu vida!!!

Você acha que ele não pode te dar mais um livramento, você acha que ele não pode criar uma saída nova para você. Com Deus nós somos mais do que vencedores!!! “Não temais!!!”
Não tenha medo!!!
Porque que os campeões são campeões, porque na hora em que tiveram medo, eles superaram os seus medos e se tornaram grandes campeões!!!
A bíblia diz... “No mundo tereis aflição, mas tende bom animo, porque eu venci o mundo e vocês também venceram!!!” 
  • A segunda coisa que Deus disse a Moisés e Moisés disse ao povo... “Estai             quietos”
Olha pra quem está do teu lado e diz pra ela...para de falar
Nós perdemos muitas coisas por causa da língua...a primeira manifestação de uma pessoa medrosa é a língua...o medo contagia.
Se você fica com medo e ficar falando para as pessoas que você está com medo, elas nunca vão acreditar que você vai conseguir, você já imaginou se Israel começa a entrar em desespero...por isso que Deus disse...Não temais, fique quieto.

O que é que Deus estava querendo dizer...Ele estava dizendo...Eu sei que vocês estão com medo, mas não conte a sua fragilidade para os outros, não conte os seus problemas para quem não precisa saber...tem gente que conta tudo pra todo mundo, e a pessoa que precisa saber do seu problema que é o seu pastor, pra poder orar por você, é o último a ficar sabendo, o seu discipulador é o último a ficar sabendo.

Você fica contando pra todos os lados sobre o seu problema, o diabo não precisa mais nem te investigar pra saber o seu problema, você já contou pra ele, ai ele vai lá e coloca um demônio pra agir naquele problema...
Aprenda a confundir o diabo, aprenda a confundir as pessoas que não te ajudam em nada, aprenda a confundir os seus inimigos...fica quieto.
A palavra de Deus diz... “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus, e eu serei exaltado entre as nações e sobre a terra” Salmos 46.10

O maior interessado na sua vitória não é você, é Deus...Deus quer te dar vitória para que o nome dele seja glorificado entre as nações e sobre toda terra.
Por isso ele está dizendo...fica quieto que eu quero te abençoar!!!
Quando o povo se calou e ouviu a voz de Deus, o mar se abriu e o povo atravessou o mar e todos foram salvos, logo em seguida os seus inimigos foram derrotados!!!

É isso que Deus vai fazer por você, vai afundar os seus inimigos, por isso é que ele está te dizendo hoje...Não temais, fique quietos e veja o livramento do Senhor, que Ele hoje vos fará. Êxodo 14.13

27 comentários:

  1. NA SITUAÇAO QUE ME ENCONTRO so JESUS mesmo..(estou afastado preciso voltar)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amém que Deus aja no meu problema me trazendo o livramento tenho fé.

    ResponderExcluir
  4. Amém.... Preciso de tua ajuda, Senhor!!!

    ResponderExcluir
  5. É só Deus na minha vida ����

    ResponderExcluir
  6. Eu creio que jesus e o cristo filho do Deus autissimo

    ResponderExcluir
  7. Amém Eu Creio No Senhor Jesus Cristo...

    ResponderExcluir
  8. Precisava muito ler isso. Só assim para acrescentar a minha Fé.

    ResponderExcluir
  9. Amém! Que hj o mar se abra pra eu passar

    ResponderExcluir
  10. eu recebo esta bençao na minha vida. eu preciso dela . so DEUS para abrir este mar que está a minha frente.

    ResponderExcluir
  11. eu recebo esta bençao na minha vida. eu preciso dela . so DEUS para abrir este mar que está a minha frente.

    ResponderExcluir
  12. Glória.. Glória..gloria.. a Deus nas alturas.. palavra gloriosa.. depois de 3 anos ja escrita aqui eu me deparei com ela justamente num período de deserto escaldante.. Deus é fiel..

    ResponderExcluir
  13. Benção de Deus!!!!
    nunca mais escreveram, o que aconteceu?

    ResponderExcluir