quinta-feira, 30 de julho de 2015

TER O CORAÇÃO DE MARTA, MAS A ATITUDE DE MARIA

Lucas 10:38-42
Introdução
Nesta aldeiazinha pequena, Jesus entra. E ali acontece o registro de uma bela história. Os momentos passados por Jesus na casa de Marta e Maria, nos proporcionam belas reflexões pessoais, acerca de nosso relacionamento com Deus.
1.  Entendendo o coração de marta
Marta é retratada nesta história como alguém que “andava distraída em muitos serviços….”.
O problema de Marta não era ter trabalho demais para fazer, mas permitir que o trabalho a distraísse, tomando todo o seu tempo, afastando-a de algo mais importante para aquele instante: a comunhão e relacionamento com Deus.

Ilustração: Um homem queria muito agradar a Deus, então ele planeja fazer um bolo de chocolate para Deus, ele é honesto, sincero e por toda a sua vida ele trabalha muito para fazer esse bolo de chocolate pra Deus, ele viaja pelo mundo para descobrir a melhor receita de bolo de chocolate, ele anda pelo mundo coletando os melhores ingredientes para fazer o melhor bolo de todos os tempos para Deus...Mas um dia ele vai para glória, ele entra pelos portais do céu com o bolo na mão…ele se apresenta diante de Deus e diz: Senhor, aqui está o melhor que eu tenho, aqui está o meu presente para o Senhor, eu passei toda a minha vida preparando este bolo de chocolate para o Senhor.
O Senhor então diz para ele...mas eu não gosto de bolo de chocolate, não é disso que eu gosto...
As vezes nós estamos tão preocupados em fazer algo para o Senhor, que esquecemos de perguntar para Ele, o que é que ele realmente quer, do que é que Ele gosta...Marta estava tão preocupada em limpar a sua casa, em manter a sua casa organizada, que se esqueceu do que era mais importante...sentar e ouvir o mestre, o Salvador estava ali em sua casa, e ela não havia se dado conta disso.

Em algumas ocasiões, onde pessoas estão com problemas sérios, se perguntarmos:
Como anda a sua vida com Deus?
Você tem procurado se relacionar mais com Deus?
Tem encontrado tempo pra ele, no seu dia a dia?
O que é que você tem preparado para Deus?

Uma grande parte destas pessoas ainda diz: Há muito tempo não oro nem leio a Bíblia, ou ainda “não sobra tempo pra orar”.
Outros justificam dizendo: “Tenho pouco tempo para Deus, sou muito atarefado”.
Ou até mesmo dizem...estou preparando o melhor louvor ao Senhor, a melhor música, a melhor dança, mas aquilo que realmente importa para o Senhor tem ficado para trás.

Não temos tempo para fazermos para o Senhor, aquilo que realmente importa.

No século 17, a falta de tempo já era um problema para muitos. Um poeta, em uma de suas poesias disse o seguinte:
“Deus pedirá conta do meu tempo. E eu vou, do meu tempo, dar-lhe conta...”
Muitos estão sofrendo angústias, porque nunca encontram tempo para cultivar uma comunhão mais intensa com Deus. 
Muitos tem dedicado todo o seu tempo aos seus próprios projetos de vida, esquecendo-se dos projetos de Deus para suas vidas.

É bom lembrar que “A vida é curta demais para que façamos tudo o que queremos, mas é longa o bastante para que façamos tudo o que Deus quer que façamos”.

No versículo 41 Marta é diagnosticada por Jesus: “Jesus, lhe diz: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária...”
Marta era do tipo hospedeira, dinâmica, afoita.

Porém o afoito peca pela pressa, vive sob a pressão do tempo e submisso a “tirania do urgente”. 

Numa sociedade competitiva e consumista, o afoito é uma doença cultural que pode resultar em ansiedade, depressão, stress, falta de tempo e impaciência pra escutar.

Em sua pressa, Marta não percebeu que a ansiedade começou a chegar em sua vida. Jesus então lhe adverte: Estas ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só coisa é necessária”.
Era necessário a Marta, a atitude de Maria.
2.  Entendendo a Atitude de Maria.
Maria: Uma mulher com vontade de ouvir a Deus:
“...assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.”

Maria é retratada como alguém que tem prazer em escutar. Assentada aos pés de Jesus, era fortalecida espiritualmente por Deus.

Escutar a Deus, pode ser a atitude mais importante neste instante de sua vida. Talvez você esteja vivendo um momento, em que é necessário, como Maria, escutar o que Deus tem a dizer.

O salmo 50:7 expressa o desejo de Deus: “Escuta, povo meu, e eu falarei…”.
3.  Conclusão
Maria se destaca nesta história, como uma mulher que soube escolher a melhor parte.
Jesus enfatiza: “…escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.”

Uma grande história começa com as escolhas certas.
Enquanto Marta se desgastava com as coisas passageiras da vida, Maria esperava no Senhor.
Lembrando o que diz Isaías 40:31: “….os que esperam no Senhor renovam as suas forças”. 
E essa boa parte não nos será tirada.
Que saibamos como Maria, sempre escolher a melhor parte: o reino de Deus.
As vezes ficamos tentando agradar a Deus com um bom louvor, com uma boa palavra, as vezes nos comportamos como Marta, nos preocupamos com tantas coisas, mas nos esquecemos do principal...
19 “Portanto, ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a obedecer a tudo quanto vos tenho ordenado. E assim, Eu estarei permanentemente convosco, até o fim dos tempos”.
Mateus 28.19-20

1- Marta se preocupava com coisas materiais ... Maria se deliciava com as coisas espirituais oferecidas por Jesus ;
2- Marta estava inquieta por estar trabalhando sozinha sem a ajuda da irmã ... Maria repousava aos pés do próprio Deus sabendo que Ele supriria as necessidades materiais;
3- Marta se esforçava para cozinhar uma boa alimentação ... Maria se esforçava para aprender mais do Senhor;
4- Marta foi censurada por Jesus ... Maria foi elogiada por Ele.

"A vida não depende do seu estado de espírito; mas do seu relacionamento com Jesus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário