quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

EU SOU SAMÁ (OS VALENTES SE VESTEM DE VERMELHO)

2 Samuel 23.11-12 11-Depois dele, Samá, filho de Agé, de Harar. Os filisteus reuniram-se em Leí, onde havia uma plantação de lentilha. O exército de Israel fugiu dos filisteus, 12-mas Samá tomou posição no meio da plantação, defendeu-a e derrotou os filisteus. E o Senhor concedeu-lhe uma grande vitória.

No tempo do rei Davi eram muitos os desafios que ele enfrentava, mas ele contava com seus “Valentes”. Eles foram os heróis que realizaram grandes feitos, registrados nas Sagradas Escrituras. Um deles chamava-se Samá.
Mas o que fez Samá para ser considerado um herói?

Ele defendeu um terreno com um campo de lentilhas em Israel, enquanto o povo israelita fugia, Samá permaneceu firme para defender o seu campo de lentilhas.
O que são lentilhas? São leguminosas tipo sementes, contendo muito ferro, muito nutritivas mas de pouco valor comercial.

A MENSAGEM:

Um belo dia, os agricultores estavam no campo de lentilhas e de repente uma sombra de soldados e guerreiros filisteus cobriu aquela plantação.
Samá também sabia que estava ao lado de um povo acostumado a fugir. Afinal de contas por que defender algo de tão pouco valor?
A partir de hoje você não vai mais fugir, porque os seus inimigos não verão apenas você, eles verão um que vale por 1000.

Toda vez que o diabo batia o pé para você, você fugia, mas isso não vai mais acontecer, chega de perder aquilo que você tem conquistado, a partir de hoje ele não vê apenas você, o diabo vai ver você e um exército de anjos ao seu redor para guerrear em nome do Senhor dos Exércitos.
Fugir nunca mais, por que para os outros pode parecer pouco, mas para você é tudo, e Deus vai te dar forças para lutar e vencer.

Aquele campo poderia ser sem valor para outros, mas tinha valor para Samá. Assim como as coisas que você tem conquistado parecem ter pouco valor para os outros, mas para você é algo extremamente valioso. Assim como para Samá aquele campo de lentilhas valia muito, o seu carro a sua casa vale muito para você.
No texto que lemos a Bíblia diz que o jovem Samá plantou um campo de lentilhas; essa plantação consumiu muitos dias de trabalho, esforço e dedicação, numa época sem qualquer tecnologia; todo o serviço era feito manualmente. Ao amanhecer do dia lá estava Samá no seu campo de lentilhas.

O nome de Samá aparece uma única vez na Bíblia, empunhando uma espada e defendendo o que era importante para ele.
Os filisteus, fortes guerreiros, que eram as “pedrinhas” no sapato de Israel, resolveram invadir a cidade Leí e tomar posse do que não era deles.
Quantas vezes você deixou que o diabo invadisse a sua vida e tomasse e roubasse aquilo que era seu, por quantas vezes as dificuldades se puseram diante de vocês e você recuou por medo.

Hoje a história se repete...um homem vai valer por mil, os problemas as dificuldades vão cair por terra em nome de Jesus...
A partir de agora o diabo não vê mais você, ele vê a marca do sangue de Cristo sobre a sua vida...
O povo, diante da ameaça, fugiu para longe empurrado pelo medo. Porém, o jovem Samá decidiu ficar e resistir à investida inimiga. Jogou com a própria vida.
Pegou sua espada e esperou pelos invasores. Ele sabia quanto lhe custou semear as lentilhas e Deus realizou grande livramento. Deus sabe o quanto custou para você chegar onde você chegou, por isso se você tiver a ATITUDE de lutar e de não desistir, Deus vai te dar a vitória.

Duro é chegar num lugar e todos estarem prostrados ou mesmo mortos. Aí Deus não tem como realizar nenhum livramento. Mas se houver um só de pé, então há esperança. Se houver apenas um já é suficiente para que Deus realize o maior dos milagres.
Diz o provérbio popular que “uma andorinha não faz verão”. Uma andorinha pode não fazer verão, mas um aliado a Deus pode muito mais do que se imagina. Um com Deus é maioria.
2 Samuel 23.12 mas Samá tomou posição no meio da plantação, defendeu-a e derrotou os filisteus. E o Senhor concedeu-lhe uma grande vitória.
Enquanto o povo fugia diante do inimigo, Samá o enfrentou. O povo deixou para trás as plantações, o gado, as galinhas , as ovelhas, e suas casas.
Enquanto corriam, os homens gritavam para Samá: “Fuja, não fique sozinho na aldeia; você vai morrer.”

AQUELES QUE FICAM ESPERANDO PARA SABER QUAL A VONTADE DE DEUS ESTÃO SENDO ATROPELADOS POR QUEM JÁ ESTÁ FAZENDO A VONDADE DE DEUS
Samá ficou. Pegou sua espada, e pôs-se de pé no meio do campo de lentilhas para defendê-lo. Aquele gesto podia não valer tanto para os outros, nem ter algum significado, mas para ele era muito importante, pois ali no campo de lentilhas estava o resultado do seu árduo trabalho.
E Deus fez registrar na Bíblia seu ato de coragem. Deus procura pessoas assim que, mesmo estando em perigo, empunhem suas espadas e colocam-se em posição de defesa; que preferem arriscar-se na luta; que decidem não entregar de mão beijada seu campo ao inimigo.
Deus procura pessoas decididas a empunhar a espada e a confiar no poder que emana do Seu santo nome!

VOCÊ DEVE VALORIZAR O DOM QUE DEUS TE DEU. A Palavra diz em Romanos 11:29 – que: ...os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. “os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”.
O que significa isso? Que aquilo que Deus nos dá ele não invalida, nem toma de volta.
Será que Deus está preocupado com lentilhas? Na verdade Deus quer que aprendamos as lições desse episódio. Muitos estão deixando que os demônios (os filisteus atuais) destruam o que é seu.
A bíblia diz que o diabo não tem nada e não dá nada pra ninguém, pois “ele vem para roubar, matar e destruir”. Mas Jesus veio para dar vida, e vida com abundância.

Jesus veio para libertar o cativo e restaurar-nos para a glória de Deus. Portanto, não arrede o pé do seu campo de lentilhas.
Não abra mão daquilo que Deus te deu.
Veja o que Deus te deu: sua vida, sua saúde, seu casamento, seus filhos, sua família, seu negócio, seu emprego, a unção de Deus, seus sonhos etc. Não fuja, mas lute e seja valente, e o Senhor te dará grande livramento!


Coloque-se em pé guerreiro, porque nessa noite você vai ser marcado pelo sangue de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário