quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

DEUS FAZ NASCER OS VALENTES E GERA HERÓIS NO MEIO DA ALIANÇA (OS VALENTES SE VESTEM DE VERMELHO)

“Pessoas comuns fazem coisas incomuns para honrarem uma Aliança”
“Deus faz coisas incomuns para honrar o compromisso dele com você”

2 SAMUEL 15: 13,14 e 18 13-“Então um mensageiro chegou e disse a Davi: "Os israelitas estão com Absalão! 14-" Então Davi disse aos conselheiros que estavam com ele em Jerusalém: "Vamos fugir; caso contrário não escaparemos de Absalão. Se não partirmos imediatamente ele nos alcançará, causará a nossa ruína e matará o povo à espada". 18- e todos os seus soldados marcharam, passando por ele: todos os queretitas e peletitas, e os seiscentos giteus que o acompanhavam desde Gate.

A REVOLTA DE ABSALÃO- ABSALÃO CONQUISTA A SIMPATIA DO POVO
Absalão, tendo assassinado seu irmão mais velho, Amnom, era agora o provável herdeiro do trono, na sucessão de Davi.
Absalão era ambicioso, e não estava disposto a aguardar os acontecimentos e colocar o seu futuro nas mãos do SENHOR, como o seu pai fazia. Ele queria assumir o reino logo, não lhe importando se fosse necessário até mesmo derrubar o seu pai do trono.

E com esse objetivo, ele começou uma campanha sutil e secreta para ganhar a simpatia do povo, e afastar o povo do rei Davi.
Todos os que vinham a Jerusalém tinham que entrar pela porta da cidade, portanto os comerciantes colocavam em volta, as suas tendas de mercadorias, fazendo dela um "shopping center" em linguagem moderna.

Além disso, as pessoas mais importantes se dirigiam para lá para se encontrar e tratar dos seus assuntos, e mesmo resolver problemas de ordem legal.
Com alguma pompa, Absalão instalou-se na porta de Jerusalém com seus homens e chamava à sua presença todos aqueles que vinham a Jerusalém em procura de justiça da parte do rei, pois Davi era o juiz supremo da nação.
Absalão fingia ter uma grande pena e simpatia por eles, declarava que eles não tinham quem os ouvisse da parte do rei, e lamentava não ser ele próprio juiz na terra, para que viessem a ele todos os que tivessem demanda ou questão, para que lhes fizesse justiça! Com isso ele foi se tornando muito popular.

Muitos se deixaram impressionar por esse estratégia de Absalão e transferiram sua lealdade para ele. Mais tarde descobriram como haviam sido enganados.
Ao fim de quatro anos, sob o pretexto de que tinha que cumprir um voto, Absalão foi até Hebrom, onde havia nascido (capítulo 3:2, 3), levando com ele duzentos homens convidados, que não sabiam das suas verdadeiras intenções. Hebrom foi a primeira capital do reino de Davi, durante sete anos, e Absalão teria ali muitos velhos amigos para lhe dar apoio ao rebelar-se contra o seu pai.

Secretamente, Absalão mandou avisar todas as tribos que, ao ouvirem o som das trombetas, eles saberiam que ele era rei em Hebrom.
DAVI DEIXA JERUSALÉM
Finalmente Davi foi notificado que todo o povo de Israel seguia decididamente a Absalão. É notável que durante todo aquele tempo Davi nada havia feito para impedir a revolta de Absalão, pois sem dúvida ele estava bem informado.

Ao ouvir que o povo preferia Absalão, Davi decidiu deixar Jerusalám, levando consigo os homens que lhe eram fiéis. Davi estava consciente que tudo isso era consequência do seu próprio pecado, e estava disposto a colocar o seu futuro nas mãos do SENHOR (vs. 25-26), sem procurar se defender pelas armas.
Quando nós colocamos nossos problemas nas mãos de Deus, eles não são mais nossos problemas, eles são de responsabilidade do Senhor.
Ele não queria que os seus homens, ou a sua cidade de Jerusalém, que ele amava, sofressem as terríveis consequências de uma guerra civil. Ele também amava o seu filho Absalão, apesar da sua rebelião, e não queria que algum mal lhe acontecesse.

Deixar a cidade fortificada de Jerusalém colocaria a vida de Davi em perigo, mas ele estava acostumado com isso. Ele estava mais preocupado com a segurança dos outros, e a do seu filho rebelde, e em fazer a vontade de Deus, do que consigo próprio.
Na saída, ele parou e fez todos os seus acompanhantes passarem à sua frente, pois ele queria saber quem eram. Entre eles estava um homem chamado Itaí. Leal 2 Samuel 15:21
Itaí era um grande líder, ele havia sido expulso de sua terra natal. Como era um líder notável, ao sair em busca de onde habitar, mesmo sem saber o que seria da sua vida, ele foi seguido por seiscentos homens que se colocaram a sua disposição.
Ao chegar a Israel, Itaí expõe sua situação ao rei Davi, que de imediato lhe estende a mão e permite que ele e os que o seguiam habitassem nos territórios israelenses.

Logo depois que Itaí havia se estabelecido começa a rebelião contra Davi.
Davi estava sendo injustiçado pelo seu próprio filho, mas Deus na sua infinita misericórdia, levanta homens valentes para saírem em defesa de Davi.
Mas porque Deus teve essa atitude. Porque Deus é justo juiz, Deus é um Deus de Justiça. Deus se levanta para fazer justiça para você também.
Precisamos entender que homens e mulheres de honra, não se encontram em qualquer lugar, homens e mulheres de honra não são achados no mercadinho da esquina, homens e mulheres de honra não são achados, eles são gerados por Deus.

Precisamos entender que DEUS FAZ NASCER OS VALENTES E GERA HERÓIS NO MEIO DA ALIANÇA,
Deus providenciou homens de honra para estarem com Davi, Deus levou valentes para estarem com Davi, Deus levantou Itaí para estar com Davi e Deus vai levantar alguém para estar com você.
Deus vai levantar pessoas de honra para estarem ao seu lado.

Deus, é a justiça que você procura, Deus o Justo Juiz , é ele quem:
·       Nos direciona, quando já não sabemos mais para onde ir
·       Acalma a alma, não permitindo que nossa ira se torne ódio
·       Se transforma na luz no fim do túnel
·       Mostra que o homem pode falhar, mas que Deus não falha
·       Nos faz rever nossos valores e princípios
·       Nos deixa mais seguros quanto a vida aqui, e acima de tudo, a vida eterna
Deus não deixa seu fruto fiel desamparado, Deus não vai te deixar desamparado, Deus faz justiça em seu favor.

Pra encerrar...Salmos 7 no último versículo está escrito...
“Eu, porém, agradecerei a Deus a sua justiça e cantarei louvores ao SENHOR, o Deus Altíssimo”

É hora de você agradecer a Deus, é hora de você louvar ao Senhor pelas suas misericórdias, é hora de você cantar louvores ao Senhor pra Cadeias Quebrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário