quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

EU SOU UM VALENTE (OS VALENTES SE VESTEM DE VERMELHO)

Salmos 45.3 -  3-Prende a espada à cintura, ó poderoso! Cobre-te de esplendor e majestade. 4-Na tua majestade cavalga vitoriosamente pela verdade, pela misericórdia e pela justiça; que a tua mão direita realize feitos gloriosos.

DECISÃO – ATITUDE – DIREÇÃO – REVOLTA – CORAGEM

Vivemos em uma época de valentes. Há valentes nas ruas, nos carros, nas vizinhanças, nas empresas e até mesmo dentro de casa. Mas será que estas pessoas compreendem o significado de ser valente?

Com o passar dos anos perdeu-se a concepção de valentia, então fomos procurar no dicionário Aurélio o significado da palavra e atentando aos seus significados percebemos que os valentes de hoje em dia não tem nenhuma ligação com os valentes bíblicos. Vejamos os significados:
Valoroso – Valoriza a si e aos outros  - Decidido  – O seu sim é sim e não é não - Arrojado –  Suas ideias estão à frente no tempo - Destemido – Não tem medo de enfrentar dificuldades

E agora, será que estes “valentes” vistos nas ruas são valentes mesmo? Como seriam eles se não estivessem em seus carros valorosos, ou sem o seu poder econômico, ou quem sabe longe da arma muitas vezes escondida na cintura? Acredito que um valente só pode ser chamado desta forma quando passa pelas provas e mesmo assim saem vencedores. Eu creio que nós temos valentes aqui, porque estão passando pela prova, mas vão sair vencedores.
A bíblia mostra alguns homens valentes, vencedores em um determinado campo ou área de prova, mas que saíram vencedores.

- Jó passou e se tornou um valente valoroso
- Abraão passou e se tornou um valente decidido
- Isaque passou e se tornou um valente arrojado
Nessa noite eu quero falar de um valente. Seu nome é DAVI, cujo nome significa O AMADO! Acredito que Davi possua a capacidade de representar a humanidade de maneira única em relação a maioria dos outros homens e mulheres de Deus. Sua vida era composta de altos e baixos igual a vida de um homem ou mulher como somos na atualidade.

A História de Davi nos dá a oportunidade de perceber que nem sempre nossas provas são originadas pelo diabo e sim por permissão de Deus desejoso em ver o seu comportamento e as suas atitudes em momentos de dificuldade. Defendo a tese de que Davi de certa forma não fugiu para a caverna de Adulão  e sim foi conduzido até ela pelas mãos de Deus para ser provado e sair vencedor no final de tudo.
         Você pode estar passando por um momento de dificuldades e provações, mas este momento exige de você, verificar de onde vem este vento. Algumas pessoas imediatamente atribuem suas dificuldades ao diabo, sem necessariamente orar para receber a instrução espiritual importante nestes momentos.
Todas as vezes que atribuímos ao diabo determinada situação, ela de fato passa a estar sob o seu domínio, abrindo possibilidades gigantescas para prejuízos irrecuperáveis.
Ore a Deus, você pode não estar sendo provado pelo inimigo e sim estar passando pelo campo de provas do Senhor para ser testado, avaliado e aprovado no final de tudo. Você foi feito para vencer e se mantiver sua mente, alma e corpo focados em Deus, com certeza você será um vencedor!
O que acontece no campo de provas?

1.)  Medimos força  – Você é forte o suficiente para vencer?
2.)  Medimos coragem – Como está sua coragem diante das provas?
3.)  Medimos resistência  – Você é capaz de resistir até o fim?
4.)  Medimos fidelidade Até que ponto você será capaz de manter sua fidelidade a Deus???
Nestes momentos surge sempre o desânimo. Como você está? Você tem fôlego e força espiritual para suportar?
Esta palavra é para você que está em um campo de provas! Abra o seu coração e seja o campeão em meio as provações.
Todo mundo passa por provas
Quando falamos a respeito de Davi falamos a respeito de um grande homem.
Davi, um homem de grande poder e autoridade. Homem guerreiro, vencedor de muitas batalhas, carismático e leal, conseguiu estabelecer com êxito a dinastia judaica vindo a tornar-se o maior dos Reis de Israel. Davi não foi conhecido apenas por suas grandes batalhas mas também e principalmente pelos seus salmos. Habilidoso com palavras sua história do “doce profeta de Israel” foi sempre voltada à vitória, porém até ele foi provado. Agora pense: Se Davi pôde passar pelas provas do Senhor quem dirá nós simples mortais.
A vida não é só de vitórias

O Cap. 18 de 1ª. Samuel mostra o Rei Saul querendo matar Davi e com isto podemos aprender que o Cristão passa por batalhas. Todos nós estamos sujeitos a um determinado nível de dificuldades e provações em nossas vidas decorrentes das nossas atitudes, das circunstâncias e até mesmo do nosso próprio dia a dia. Olhando para Davi é o que vemos: Um homem que passou por batalhas e as venceu e isto vale para você!
Crente vence batalhas. Pode até demorar mas vence! Sua vida não vais ser uma batalha interminável. Esta situação certamente vai mudar e a sua vitória vai chegar.

O que acontece depois da vitória
Por esta época Davi havia vencido Golias, o Gigante Filisteu. Aquela foi uma vitória avassaladora sobre uma ameaça que amedrontava todos os soldados e autoridades à sua volta. Após aquela vitória algumas coisas aconteceram na vida de Davi, igual acontece na vida de um irmão ou irmã quando está passando por um período de vitórias. Vejamos:

       1.    Davi se tornou querido entre os soldados
       2.    Em uma boa fase geralmente você está rodeado de amigos.
       3.    Davi se tornou importante
     4.    Em uma boa fase as pessoas dão muita importância e valorizam o que você fala.
       5.    Davi ficou atraente.

Davi era um jovem diferente dos outros. Era baixinho, seus cabelos eram diferentes dos cabelos dos seus irmãos. Quem sabe poderíamos até chamá-lo de um jovem ‘feinho’, porém após a vitória ele ficou “atraente” e isto de fato acontece! Nas boas fases todos são atraentes.
Em 1ª. Samuel 18.7 está escrito: “As mulheres, dançando cantavam umas para as outras dizendo: Saul feriu seus milhares, mas Davi os seus dez milhares!”
Quando você está alicerçado na palavra de Deus vão dizer para você, que já tentaram mas nunca deu certo, mas você vai poder dizer...Eu venci porque Deus e o meu estrategista.

Tudo isto gera um grande desconforto no inferno. O inimigo não se conforma em ver você e sua família saindo vencedores em meio a provação e certamente estas forças irão fazer todo o possível para prejudicar a sua vida.
- Muita gente não suporta ver a glória na vida do crente!
- Não é qualquer um que persegue crente!
- Quem perseguiu Davi foi o Rei Saul.
- E a perseguição não é fácil
- Saul mandou soldados - Homens especializados em guerras capazes de ficar muito tempo em um determinado tipo de batalha. Soldados são organizados, obedecem ordens de forma praticamente cega e não se importam em dar sua vida em prol de uma causa.
A perseguição às vezes é dissimulada, fingida.

1ª. Samuel 18.13 – Pelo que Saul o afastou de si e o colocou por chefe de mil, e ele saia e entrava diante do povo.
Perceba: Saul colocou Davi em um cargo de destaque para dar a entender que estava ao seu lado, entretanto suas verdadeiras intenções eram de destruí-lo. Nem sempre o que vem nas suas mãos é benção, ore e peça discernimento de Deus, o inimigo quer te destruir, não entre de cabeça, busque em Deus uma direção, peça confirmação.
COMO SAIR VENCEDOR DA PROVAÇÃO???

VOCÊ PRECISA RECEBER AS MARCAS DOS VALENTES!
Entre os 400 homens que estavam com Davi, 3 se destacaram
2ª. Samuel 23 a partir do versículo 8
- JOSEBE – Eleazar – Samá
Eleazar, quando os filisteus vieram para atacar, os israelitas recuaram, mas ele manteve a sua posição, segurou firme a sua espada, e guerreou firme, lutou até que sua mão ficou grudada em sua espada.

As vezes essa luta que você está enfrentando parece ser difícil, parece ser impossível de vencer, aos olhos humanos não tem saída, mas quando você recebe em sua vida a marca de um valente do Senhor, não importa a situação, Deus coloca seus inimigos por terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário